PedagogiaPrincipais autores
- (CONSULPLAN 2022)
[...] para Vygotsky, em cada etapa do desenvolvimento psicológico da criança encontra-se sempre também uma nova formação central que configura uma espécie de guia para todo o processo de reorganização da personalidade da criança sobre uma base nova.
(CORRÊA, Crístia. A relação entre desenvolvimento humano e aprendizagem: perspectivas teóricas. Psicol. Esc. Educ. 21 (3) – Sep-Dec 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/fpKByLWpTT8BY4Yv9kRH6pB/?lang=pt#:~:text=Ao%20adotar%20uma%20vis%C3%A3o%20hol%C3%ADstica,de% 20maleabilidade%20presente%20nos%20indiv%C3%ADduos. Adaptado.)
Um dos conceitos fundamentais e mais expressivos de Vygotsky no processo de apropriação do conhecimento é o de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Considerando o conceito de ZDP, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) “[...] dá uma indicação melhor que a medida do desempenho independente por tocar as funções psicológicas em desenvolvimento.”
B) A partir dele, o autor […] “reivindica que o bom ensino é aquele que passa adiante do desenvolvimento e o guia, fazendo o desenvolvimento avançar”.
C) “[…] a ação de imitar realizada pela criança deve ser compreendida como um indicador de que as funções psicológicas relevantes não estão presentes [...].”
D) Considera que “[...] o ensino deve estar focado não apenas nas funções psicológicas existentes, mas nas funções em desenvolvimento, que são relevantes para a passagem ao próximo período [...]”.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 197
Vamos para o Anterior: Exercício 195
Tente Este: Exercício 168
Primeiro: Exercício 149
VOLTAR ao índice: Pedagogia