PedagogiaEducação infantil
- (Colégio Pedro II 2022)
Leia o poema Certas palavras , de Carlos Drummond de Andrade (2016, p. 16):
Certas palavras não podem ser ditas
em qualquer lugar e hora qualquer.
Estritamente reservadas
para companheiros de confiança,
devem ser sacralmente pronunciadas
em tom muito especial
lá onde a polícia dos adultos
não adivinha nem alcança.
Entretanto são palavras simples: definem partes do corpo, movimentos, atos do viver que só os grandes se permitem e a nós é defendido por sentença dos séculos.E tudo é proibido. Então, falamos.
ANDRADE, C. D. Vou crescer assim mesmo: poemas sobre infância.
São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2016.
A potência humana para a linguagem é considerada, pela tradição do pensamento ocidental, marca da distinção entre humanos e animais. A linguagem é compreendida em uma dupla acepção, é ao mesmo tempo condição de transmissibilidade das tradições e culturas e índice de uma especificidade da natureza humana.
Considerando o exposto, é correto afirmar, a respeito da relação entre linguagem e infância, que
A) a relação da criança com a linguagem abrange tanto os significados históricos da língua falada no território de seu nascimento, quanto os sentidos novos e singulares atribuídos por ela a tudo aquilo que ela percebe, sente e pensa. Por essa razão, os contextos e sentidos das falas infantis nem sempre são evidentes para os adultos.
B) por se encontrarem na fase inicial da vida, as crianças possuem um repertório restrito dos sentidos comunicativos da linguagem, por isso a sua relação com a linguagem é atravessada por movimentos de livre associação e invenção de novos significados. É responsabilidade dos adultos ensinar os reais sentidos das palavras para as crianças.
C) saber e poder são conceitos indissociáveis, assim, a criança só deixa de ser uma existência sujeitada a tutela dos adultos, ou seja, torna-se sujeito, quando adquire maturidade intelectual para que possa se comunicar com os outros sujeitos da comunidade na qual está inserida.
D) a criança é o infans , sem fala, por isso é o exemplar humano que está mais próximo de uma condição meramente natural. Nesse sentido, conforme evolui no processo de aquisição da linguagem, a criança perde sua pureza original e entra no mundo da cultura.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 31
Vamos para o Anterior: Exercício 29
Tente Este: Exercício 10
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia