Procura

PedagogiaEducação infantil


EXERCÍCIOS - Exercício 29

  • (Colégio Pedro II 2022)

A insistência em demarcar a educação infantil em relação ao ensino fundamental em termos de oposição seria um comportamento avestruz diante da realidade nacional, como que representando a vontade de fazer uma reserva de domínio, em uma atitude descomprometida com o aluno que ingressa no ensino fundamental, mas não deixa de ser criança por isso. (KUHLMANN JR., 2001, p. 63)
KUHLMANN JR., M. Educação Infantil e currículo. In: FARIA, A. L.; PALHARES, M. (Org.) Educação Infantil pós-LDB: rumos e desafios. Campinas: Autores Associados, 2001.
Considerando o trecho acima e o artigo 11 das DCNEI, que se ocupa da transição para o Ensino Fundamental, é correto afirmar que, na Educação Infantil, a proposta pedagógica deve prever formas


A) de construir avaliações diagnósticas de caráter lúdico para as crianças, respeitando as especificidades etárias, a fim de garantir que elas estejam aptas para os conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.

B) de promover contextos significativos de aprendizagem que abordem áreas de conhecimento que serão trabalhadas na etapa seguinte, na garantia de uma passagem cuidadosa para o Ensino Fundamental, respeitando a especificidade etária das crianças.

C) para garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.

D) para o planejamento de ações que minimizem os impactos da descontinuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, construindo estratégias respeitosas e sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 30

Tente Este: Exercício 31

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+