PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de artes
- (AMAUC 2022)
A arte na educação infantil deve se fazer presente logo desde os primeiros anos da educação, pois é essencial ao desenvolvimento das competências necessárias aos processos de formação da criança, além de ser também uma forma que o homem encontra para compreender o mundo que está envolvido e de se relacionar com ele.
Nesse contexto é INCORRETO afirmar que:
A) O teatro, que é uma linguagem fundamental na proposta de ensino e aprendizagem. As crianças adoram quando o professor interpreta uma história ou pede para eles interpretarem. É uma prática espontânea experimentada também nas dinâmicas e jogos como, por exemplo, faz de conta.
B) Devemos trabalhar com as atividades artísticas a partir da pré-escola, seja através das artes visuais, dança, música e também do teatro. Cada uma dessas linguagens artísticas apresenta qualidades próprias de linguagens exclusivamente verbais.
C) A música, que também é denominada como linguagem artística e sempre esteve associada às tradições e às culturas de cada época, é um produto cultural e histórico. É mais uma maneira de comunicação e expressão que se pode interpretar, improvisar e criar.
D) Através da dança, a criança ganha entendimento de si mesma e daquilo que a rodeia. No dia a dia, a criança passa por diferentes ações, como correr, girar, pular, subir e descer, pois elas sentem a necessidade de experimentar o seu limite do corpo.
E) A arte na educação infantil foi caracterizada por muito tempo como simples desenhos que não reproduziam sentidos nenhum, não existia valorização nem empenho por parte dos docentes, e até mesmo as crianças não demonstravam envolvimento significativo.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 59
Vamos para o Anterior: Exercício 57
Tente Este: Exercício 62
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia