PedagogiaAs funções do ensino superior: ensino pesquisa extensão e cultura
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2022)
Com relação à comunicação científica e à divulgação científica, assinale a alternativa incorreta.
A) Na divulgação científica, a difusão de informações científicas e tecnológicas para o público leigo requer decodificação ou recodificação do discurso, preferencialmente utilizando recursos como metáforas, ilustrações, infográficos, entre outros.
B) Na comunicação científica, o público frequenta espaços e ambientes como eventos técnico-científicos e periódicos científicos e apresenta familiaridade com os termos e contextos, não sendo necessária a decodificação do discurso.
C) O jornalista ou divulgador comumente não está capacitado para a realização da decodificação do discurso científico, sendo muitas vezes explorado na notícia um caráter especulatório, que busca ampliar a audiência e não repassar a notícia científica em sua completude.
D) A divergência básica entre ambos os discursos científicos é que a divulgação científica mobiliza o debate entre especialistas como parte do processo de produção e legitimação do conhecimento científico e a comunicação científica possibilita ao público leigo entender e assimilar as descobertas e progressos científicos.
E) Existem pontos de divergência, mas também de convergência entre a comunicação científica e a divulgação científica que vêm dialogando de maneira recompensadora e, tradicionalmente, o esforço de interação com o público leigo tem sido realizado por representantes ilustres da comunidade científica.
Vamos para o Anterior: Exercício 41
Tente Este: Exercício 28
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia