PedagogiaPse - programa saúde na escola
- (FAURGS 2022)
A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) tem gerado um importante movimento de discussão em seu processo de implementação. Por meio da Portaria GM/MS nº 3.194, de 28 de novembro de 2017, foi instituído o Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no SUS (PRO EPS-SUS), que tem como objetivo geral
A) instituir a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dar outras providências.
B) estabelecer a pactuação e a negociação permanentes entre os atores das ações e serviços do SUS, docentes e estudantes da área da saúde.
C)
estimular, acompanhar e fortalecer a qualificação
profissional dos trabalhadores da área da saúde
para a transformação das práticas de saúde em
direção ao atendimento dos princípios fundamentais
do SUS, a partir da realidade local e da análise
coletiva dos processos de trabalho.
D) elaborar o Planejamento Estratégico Nacional no âmbito do SUS, em cooperação técnica com os Estados, Municípios e Distrito Federal de modo a ampliar as Práticas de Educação Permanente em Saúde.
E) incorporar estratégias que possam viabilizar as ações de Educação Permanente em Saúde na realidade dos serviços de saúde, como as tecnologias de informação e comunicação.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 13
Tente Este: Exercício 17
VOLTAR ao índice: Pedagogia