MedicinaObesidade e síndrome metabólica
- (IESES 2022)
A cetoacidose diabética é definida como uma grave alteração metabólica, caracterizada pela tríade de hiperglicemia persistente, acidose metabólica e hipercetonemia associada à cetonúria. Ocorre frequentemente em pacientes com diabetes que possuem quantidade insuficiente de insulina, rotineiramente pacientes diabéticos não diagnosticados ou que sofreram omissão de terapia insulínica. É correto afirmar sobre a cetoacidose diabética (CAD):
A) Alterações como a poliúria, polifagia, polidpsia e a perda de peso são vistos inicialmente; porém, podem não ser percebidas.
B) Cetoacidose diabética é uma complicação metabólica aguda do diabetes caracterizada por hipoglicemia, hipocetonemia e alcalose metabólica.
C) A maioria dos pacientes em CAD tem déficit total de sódio, e a suplementação deve ser realizada, com exceção dos oligúricos e anúricos.
D) A CAD ocorre na presença completa ou relativa de insulina ou em condições em que há diminuição de hormônios contra regulatórios (cortisol, hormônio do crescimento - GH, glucagon e catecolaminas). Estas alterações geram aumento da produção de glicose, diminuição de lipólise e produção de cetonas.
E) Exames radiográficos e ultrassonografia não são importantes para o diagnóstico.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 134
Vamos para o Anterior: Exercício 132
Tente Este: Exercício 36
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Medicina