Procura

MedicinaDistúrbios nutricionais


EXERCÍCIOS - Exercício 6

  • (FAU 2022)

O diabetes mellitus é um distúrbio no qual o nível de açúcar (glicose) no sangue é excepcionalmente elevado, porque o organismo não produz insulina suficiente ou não consegue responder normalmente à insulina produzida. Sobre este assunto, assinale a alternativa incorreta:


A) Os sintomas, o diagnóstico e o tratamento do diabetes são similares em crianças e adultos (Diabetes mellitus (DM)). Contudo, o tratamento do diabetes em crianças pode ser mais complexo. Ele deve ser adaptado ao nível de maturidade física e emocional da criança e a constantes variações na ingestão de alimentos, na atividade física e no estresse.

B) O diabetes tipo 1 ocorre quando o pâncreas produz uma quantidade muito pequena ou nenhuma insulina. O diabetes tipo 1 é mais comum entre as crianças, causando aproximadamente dois terços de todos os casos de diabetes. Ele é uma das doenças crônicas da infância mais comuns. Até os 18 anos de idade, uma em cada 350 crianças desenvolve diabetes tipo 1. O número de crianças afetadas tem aumentado recentemente, particularmente em crianças com menos de cinco anos de idade.

C) No diabetes tipo 1, o pâncreas não produz insulina suficiente, porque o sistema imunológico ataca e destrói as células no pâncreas que produzem insulina (células das ilhotas). Esse ataque pode ser desencadeado por fatores ambientais em pessoas que herdaram certos genes que as tornam suscetíveis a desenvolver diabetes. Esses genes são mais comuns entre certos grupos étnicos (como escandinavos e sardenhos). Parentes próximos de uma pessoa com diabetes tipo 1 têm um risco mais elevado de desenvolver diabetes. Irmãos e irmãs têm um risco aproximado de 4% a 8% e gêmeos idênticos têm um risco muito maior de 30% a 50%. O risco de uma criança com um dos pais com diabetes tipo 1 de ter diabetes é aproximadamente 10% se o pai for afetado e aproximadamente 4% se a mãe for afetada.

D) O diabetes tipo 2 ocorre porque as células no organismo não respondem adequadamente à insulina (denominada resistência à insulina). Semelhantemente ao diabetes tipo 1, o pâncreas ainda consegue produzir insulina, mas não consegue produzir uma quantidade suficiente de insulina para superar a resistência à insulina. Essa deficiência é frequentemente chamada de deficiência absoluta de insulina, em comparação à deficiência relativa observada no diabetes tipo 1.

E) A cetoacidose diabética está presente na época do diagnóstico em aproximadamente um terço das crianças com diabetes tipo 1. A cetoacidose diabética também é comum em crianças com diabetes tipo 1. Ela se desenvolve em aproximadamente 1% a 10% das crianças com diabetes tipo 1 todos os anos, normalmente porque essas crianças não tomaram sua insulina ou estão tendo problemas com a administração da insulina (por exemplo, problemas com sua bomba de insulina ). A cetoacidose diabética também pode ocorrer se a criança não receber insulina suficiente quando está doente (quando doentes, as crianças precisam de mais insulina). Sem a insulina, as células não conseguem utilizar a glicose existente no sangue. As células passam para um mecanismo alternativo de obtenção de energia e decompõem a gordura, produzindo compostos denominados cetonas como subprodutos.


Vamos para o Anterior: Exercício 5

Tente Este: Exercício 4

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Medicina






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=1.86ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.51ms))((ts_substr_c=4.75ms))((ts_substr_im=0.73ms))
((total= 8ms))