MedicinaPediatria e neonatologia (5)
- (Unoesc 2022)
Na prática clínica, o pediatra se depara com inúmeras situações na qual mães e pais procuram sua ajuda em decorrência dos recém-nascidos apresentarem afecções cutâneas. Nestas situações, uma inspeção minuciosa de todo o corpo de recém-nascido em um ambiente com boa iluminação é de fundamental importância para o diagnóstico clínico preciso e o estabelecimento de um correto tratamento, caso haja necessidade. Abaixo é apresentado duas colunas com afecções ou não que podem ocorrer na pele de recém-nascidos. Avalie, correlacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta:
Situação
1. Mília. 2. Mosqueado. 3. Nevo de Spitz. 4. Eritema tóxico.
Descrição
( ) Caracterizam-se por pequenos cistos epidérmicos repletos de material queratinoso. Essas pápulas brancas, com 1-2 mm, ocorrem predominantemente na face em 40% dos recém-nascidos. Seus correspondentes intraorais são chamados de pérolas de Epstein e ocorrem em até 60-85% dos recém-nascidos. Essas estruturas císticas rompem-se espontaneamente, drenando o seu conteúdo.
( ) Um padrão em forma de renda, com descoloração azulada e reticular, que indica vasos cutâneos dilatados, aparece nas extremidades e geralmente no tronco dos recém-nascidos expostos à temperatura ambiente baixa. Essa característica é temporária e, em geral, desaparece completamente com o reaquecimento.
( ) Aparece em até 50% dos nascidos a termo. Normalmente, até 24-48 h de vida, surgem máculas eritematosas de 2-3 cm de diâmetro, predominantemente no peito, mas também nas costas, face e extremidades. Eventualmente, estão presentes ao nascimento. O aparecimento após 4-5 dias de vida é raro. A quantidade de lesões vai desde algumas até 100. A lesão pode desaparecer dentro de 24-48 h ou pode progredir para formação de placas de urticárias no centro das máculas ou, em 10% dos casos, para pústulas.
( ) Uma pápula lisa e solitária de cor marrom-avermelhada na face ou nas extremidades. Histologicamente, consiste em melanócitos epitelioides e fusiformes que podem indicar pleomorfismo nuclear. Embora essas lesões possam parecer preocupantes histologicamente, elas têm um curso clínico benigno.
A sequência correta é:
A) 1 – 2 – 4 – 3.
B) 2 – 1 – 3 – 4.
C) 3 – 4 – 2 – 1.
D) 4 – 3 – 1 – 2.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 222
Vamos para o Anterior: Exercício 220
Tente Este: Exercício 231
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Medicina