BiologiaOrigem e evolução da vida
- (FURB 2022)
Um cemitério de galhos e troncos de árvores carbonizados, misturados com fósseis de mamíferos, insetos, répteis marinhos e peixes de água doce e salgada, foi encontrado em um sítio arqueológico no estado de Dakota do Norte, nos Estados Unidos. O material está ajudando os pesquisadores a compreender os eventos que se seguiram à queda no planeta, há 65 milhões de anos, do meteorito que teria contribuído para uma das extinções em massa de plantas e animais, incluindo os dinossauros.
Fonte: https://revistapesquisa.fapesp.br
Após a queda do meteorito, o que teria ocorrido na Terra que ocasionou a extinção em massa dos dinossauros? Marque a alternativa CORRETA:
A) Alterações climáticas decorrentes do impacto do meteorito são a provável causa da mortandade em larga escala, o choque teria aberto uma cratera imensa e lançado aos céus bilhões de toneladas de rocha derretida, além de ter desencadeado terremotos de grande magnitude, além de tsunamis e chuva de partículas de vidro.
B) O aumento do nível do mar foi causado pela queda do meteorito, o nível da água subindo a tal ponto de inundar todas as regiões terrestres.
C) A queda do meteorito promoveu uma alteração na dinâmica terrestre, modificando o eixo da Terra, momento no qual o planeta perdeu sua estabilidade gravitacional.
D) A queda drástica da temperatura terrestre promoveu o congelamento das espécies que habitavam a Terra naquele momento histórico, por esse motivo é que existem tantos fósseis bem preservados, graças ao início da era glacial promovida pela queda do meteorito.
E) Ventos que sopraram a mais de 5000 km/h foram os responsáveis por literalmente "varrer" os dinossauros da superfície da Terra, deixando um rastro de destruição sobre a esfera terrestre, além da chuva ácida proveniente das partículas que desprenderam do meteorito.
VOLTAR ao índice: Biologia