Procura

Administração geralLiderança e motivação (3)


EXERCÍCIOS - Exercício 396

  • (FGV 2022)

Uma organização pública vinha enfrentando pressões no sentido de tornar-se mais efetiva no desempenho de sua missão institucional. A organização conta com funcionários muito experientes, fortemente treinados e que declaram considerar seu trabalho intrinsecamente satisfatório. No entanto, as equipes de trabalho não são coesas e os funcionários se mostram indiferentes às recompensas oferecidas pela organização. Um novo presidente assumiu o comando da organização, prometendo mudanças. Avaliando que o estilo de liderança na organização não era eficaz, o presidente substituiu os líderes antigos, orientados para as tarefas, por líderes orientados para as pessoas. Ao fim de dois anos, nenhum impacto significativo pôde ser observado no desempenho organizacional.
No contexto descrito, de acordo com as abordagens contemporâneas de liderança, é provável que tenha ocorrido o seguinte:


A) a experiência e capacitação dos funcionários substituiu a liderança orientada às pessoas;

B) a baixa coesão das equipes neutralizou ambos os estilos de liderança;

C) o trabalho intrinsecamente satisfatório substituiu a liderança orientada às pessoas;

D) a experiência e capacitação dos funcionários representou uma barreira comportamental a mudanças, e a indiferença às recompensas substituiu ambos os estilos de liderança;

E) a experiência e capacitação dos funcionários representou uma barreira comportamental a mudanças, e a baixa coesão das equipes neutralizou a liderança orientada para as pessoas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 397

Vamos para o Anterior: Exercício 395

Tente Este: Exercício 331

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Administração geral






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.73ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.57ms))((ts_substr_c=0.95ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 9ms))