Serviço socialTrabalho e serviço social: perfil demanda prática e competências profissionais
- (FCC 2022)
Na contemporaneidade, o Serviço Social, traz tanto a discussão das demandas da categoria profissional em seu cotidiano de trabalho, como também a temática das competências profissionais numa perspectiva histórico-crítica. Nesse sentido, para o Serviço Social, a competência crítica supõe:
A) a recusa tanto do messianismo utópico − inspirado em análises que naturalizam a vida social e traduzem numa visão perversa da profissão − quanto do fatalismo − que privilegia as intenções do sujeito profissional individual em detrimento da análise histórica do movimento do real.
B) a profissão passa pela história da sociedade e pela história do pensamento social na modernidade, construindo um diálogo de consensos e dissensos.
C) um redimensionamento dos critérios da objetividade e da subjetividade do conhecimento, privilegiando a racionalidade da burocracia e da organização.
D) um profissional culto, político, informado, militante, capaz de elucidar os dilemas implícitos no ordenamento epidérmico do discurso autorizado pelo poder.
E) um diálogo crítico com a herança intelectual incorporada pelo Serviço Social e nas autorrepresentações do profissional.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 193
Vamos para o Anterior: Exercício 191
Tente Este: Exercício 129
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Serviço social