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Serviço socialTrabalho e serviço social


EXERCÍCIOS - Exercício 23

  • (FUNDATEC 2022)

Analise a citação a seguir:

O conhecimento resultante dos procedimentos da razão vai além da apreensão da imediaticidade da vida cotidiana. Ele busca captar a processualidade contraditória de seus objetos e visa a refiguração, no nível do pensamento, do seu movimento. O fenômeno é (apenas e necessariamente) o ponto de partida do conhecimento. Neste nível, o conhecimento se organiza mediante categorias analíticas. Estas são sínteses mentais dos nossos esforços em compreender o movimento do real, sua lógica constitutiva e de nos comportarmos adequadamente frente a ele. O conhecimento é tanto mais verdadeiro enquanto ele conseguir captar, por meio de categorias analíticas, o movimento, as determinações, os modos de ser dos processos analisados, bem como a lógica do movimento de constituição dos processos, que se expressam na consciência do sujeito e se constituem no “concreto pensado” (MARX, 1983, p. 219)” (GUERRA, 2009).

Yolanda Guerra, ao tratar da dimensão investigativa no exercício profissional, parte de uma determinada leitura. Pode-se dizer que há níveis e graus de conhecimento, são eles: oriundo da intuição, oriundo do entendimento e, por último, aquele oriundo




A) do fortalecimento do empirismo, no qual o entendimento se localiza no nível dos fenômenos, da empiria, da epiderme do real.

B) da atitude pragmática.

C) do voluntarismo, que permite ao sujeito realizar a síntese, como um movimento de apreensão do real por meio da luta dos opostos.

D) da razão dialética que fragmentação teoria e prática.

E) da razão crítico-dialética.


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