FisioterapiaFisioterapia em pacientes de uti
- (UPENET/IAUPE 2022)
A síndrome da imobilidade (SI) é um conjunto de modificações que o indivíduo sofre, decorrente de um longo período acamado, independente das causas que o motivou a tal situação. Esse conjunto de sinais e sintomas pode evoluir para um quadro de problemas circulatórios, dermatológicos, respiratórios e, na maioria das vezes, psicológicos. Sobre a SI e a abordagem fisioterapêutica, analise as afirmativas e assinale a INCORRETA.
A) A atuação fisioterapêutica na SI é extremamente importante, mostrando a eficácia nas respostas negativas que a patologia traz, tendo a cinesioterapia como recurso mais utilizado.
B) Problemas de origem ortopédica e diversos tipos de infecções são desordens que trazem muita dor ao indivíduo, levando-o a permanecer por um longo tempo restrito ao leito.
C) Alterações psiquiátricas também são fatores que levam ao desenvolvimento da síndrome da imobilidade, mas nesses casos não cabe intervenção fisioterapêutica.
D) O fisioterapeuta irá trabalhar diretamente nas consequências da doença resultante da imobilização no leito, principalmente no sistema musculoesquelético, tais quais encurtamentos, diminuição da amplitude de movimento (ADM), diminuição da mobilidade e flexibilidade.
E) O fisioterapeuta também atuará no aumento da tensão muscular, que muitas vezes se instala devido ao longo tempo na mesma posição, na diminuição da força muscular, nas complicações pulmonares e nos edemas.
Vamos para o Anterior: Exercício 36
Tente Este: Exercício 12
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Fisioterapia