FisioterapiaVentilação não invasiva
- (UPENET/IAUPE 2022)
Ventilação Não Invasiva (VNI) utiliza uma pressão inspiratória para ventilar o paciente através de interface naso-facial (suporte inspiratório e ou Pressão de Suporte) e uma pressão positiva expiratória para manter as vias aéreas e os alvéolos abertos para melhorar a oxigenação (pressão expiratória positiva e ou pressão expiratória final positiva). No modo Pressão constante nas vias aéreas (CPAP), é administrado ao paciente através da interface naso-facial somente uma pressão expiratória final contínua nas vias aéreas, e a ventilação do paciente é feita de forma totalmente espontânea. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Na pós extubação, a recomendação é que a VNI deve ser utilizada visando encurtar a duração da ventilação invasiva (ação facilitadora da retirada da VNI), reduzir a mortalidade, diminuir as taxas de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), gerando menos dias internação de UTI e hospitalar na população de pacientes Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) hipercápnicos.
B) Recomenda-se usar VNI imediatamente após a extubação nos pacientes de risco para evitar Insuficiência Respiratória Aguda (IRpA) e reintubação (ação profilática).
C) Recomenda-se evitar o uso da VNI após novo quadro de insuficiência respiratória instalada (ação profilática).
D) VNI em Pós-Operatório Recomendação: A VNI para Tratamento da IRpA no pós-operatório imediato de cirurgia abdominal e torácica eletivas deve ser utilizada estando associado à melhora da troca gasosa, redução de atelectasias e diminuição do trabalho respiratório, além de diminuição da necessidade de IOT e possivelmente da mortalidade. Deve ser utilizada com cautela, respeitando-se as limitações e contraindicações para sua utilização.
E) Sugere-se em cirurgias esofágicas o uso da VNI para se evitar IRpA, mantendo-se pressões inspiratórias mais baixas (EPAP < 8 e IPAP < 15). A mesma sugestão vale para Cirurgia Torácica, Cirurgia Abdominal, Cirurgia Cardíaca e Cirurgia Bariátrica.
Vamos para o Anterior: Exercício 56
Tente Este: Exercício 49
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Fisioterapia