FisioterapiaLeis brasileiras portarias e resoluções
- (FUMARC 2022)
A bioética é um estudo interdisciplinar no âmbito das ciências da vida e da atenção à saúde, orientado para a análise de tomada de decisões e formulação de juízos práticos e políticos sobre escolhas, decisões e atos voltados à luz de valores e princípios morais (DURAND, G. Introdução geral à Bioética: história, conceitos e instrumentos. 2. ed. São Paulo: Loyola; 2007). Vários conhecimentos e habilidades devem permear a prática do profissional em saúde, sobretudo no que se refere à terminalidade da vida. Diante do exposto, são consideradas atribuições do Fisioterapeuta, como membro da equipe em cuidados paliativos, o que se refere abaixo, EXCETO:
A) São atribuições do Fisioterapeuta no cuidado paliativo proporcionar qualidade de vida e influenciar positivamente o curso da doença, além disso, proporcionar apoio à família durante a vivência do adoecimento, da perda e do luto.
B) Em se tratando de cuidados paliativos, as atribuições do Fisioterapeuta se pautam exclusivamente na promoção da saúde e prevenção de agravos, com ênfase na qualidade de vida.
C) No cuidado paliativo, dentro do processo de comunicação com o paciente, a equipe tem o dever de informar, caso seja de desejo do paciente, sobre sua real condição de saúde, como parte essencial do processo de morrer com dignidade.
D) Os cuidados paliativos exigem reflexões da equipe multidisciplinar, incluindo o Fisioterapeuta, para que as decisões da equipe sejam pautadas pelos princípios da bioética: autonomia, beneficência, não maleficência e justiça.
E) Utilizar recursos sem evidência científica para alguns pacientes em cuidados paliativos pode ser caracterizado como imprudência profissional.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 143
Vamos para o Anterior: Exercício 141
Tente Este: Exercício 21
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Fisioterapia