FisioterapiaFisioterapia neurológica
- (Unoesc 2022)
A marcha envolve a ação direta de grupos musculares do tornozelo, do pé, do joelho e do quadril. Após a lesão do neurônio motor superior, a fraqueza muscular reflete-se na dificuldade de gerar força e sustentá-la. Isso ocorre pela perda da ativação das unidades motoras, pelas mudanças na ordem de recrutamento e na frequência de disparo. Leia atentamente as assertivas e assinale aquela que descreve as alterações na marcha humana.
A) Na marcha do paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorre insuficiente flexão do quadril e do joelho, levando à clássica circundução e isso pode acontecer devido a espasticidade dos extensores, e como consequência o paciente perde a habilidade de ativar os extensores de quadril e joelho.
B) Na marcha do tipo espástica, a dificuldade de realizar a dorsiflexão tem como causa a deficiência primária a fraqueza dos dorsiflexores.
C) Os pacientes espásticos e os pacientes parkinsonianos têm maior risco de quedas durante a marcha, pois nas duas marchas há diminuição ou ausência do balanço dos membros superiores, limitando a mobilidade de tronco o que faz com que os ajustes posturais fiquem prejudicados.
D) A marcha atáxica é caracterizada pela instabilidade postural, devido a fixação de tronco em decorrência do aumento do tônus. Com isso, os ajustes posturais ficam prejudicados levando ao aumento do risco de quedas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 5
Vamos para o Anterior: Exercício 3
Tente Este: Exercício 5
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Fisioterapia