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Terapia ocupacionalTerapia ocupacional nas áreas de traumato-ortopedia reumatologia cardiopulmonar neurologia e neonatologia


EXERCÍCIOS - Exercício 2

  • (VUNESP 2022)

No trabalho com crianças com síndrome de Down, o terapeuta ocupacional busca o desenvolvimento de diferentes habilidades com base no uso da atividade como recurso terapêutico, e pode auxiliar seu desenvolvimento com ações que enfoquem o desempenho ocupacional, objetivando o aumento da capacidade funcional e a criação de oportunidades para a realização de atividades de autocuidado e daquelas que possibilitem a interação em diferentes contextos. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:


A) Ainda que, na prática, sejam observados benefícios resultantes da experimentação de jogos, brinquedos e brincadeiras que estimulam o desenvolvimento de crianças e pré-adolescentes; estudos com a utilização da Escala Lúdica Pré-Escolar de Knox, antes e depois de atendimentos de terapia ocupacional, não demonstraram melhora significativa no comportamento lúdico.

B) Quanto ao desenvolvimento de conceitos, as atividades terapêuticas podem englobar conceitos de matemática, esquema corporal, leitura e escrita. Para o aprendizado de leitura e escrita, o processamento auditivo é fundamental e estudos comparativos de crianças com síndrome de Down e crianças típicas mostraram que a consciência de rima, fonema e sílaba mantém-se preservada, com resultados semelhantes entre os dois grupos.

C) Em relação à participação em atividades em grupo, estudos sobre a influência das funções cognitivas na participação das crianças com síndrome de Down sinalizam que as atividades em grupo na fase da infância e pré-adolescência mostram-se desfavoráveis à aquisição da independência na vida adulta devido às dificuldades relacionadas à capacidade de abstração.

D) O desempenho comunicativo e lexical expressivo de crianças com síndrome de Down e crianças com desenvolvimento típico mostra resultados semelhantes nos aspectos de produção de palavras e frases, narrativa, tempo de atenção e nomeação de figuras, demonstrando que a linguagem é habilidade fundamental e gradualmente adquirida.

E) A análise de dados provenientes de atendimentos de terapia ocupacional realizados em brinquedoteca terapêutica demonstrou que as brincadeiras de faz de conta e com histórias apareceram nas atividades dirigidas de maneira pouco expressiva, mas eram frequentemente escolhidas pelos participantes de todas as idades, nos momentos de brincadeira livre na brinquedoteca.


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