AtualidadesMigração refugiados e demografia na atualidade
- (Quadrix 2022)
O Pacto Mundial para a Migração das Nações Unidas foi aprovado formalmente em 2018, em Marrakech, no Marrocos, em uma conferência intergovernamental que reuniu quase 160 países. Itália, Austrália, Israel e vários países da Europa Central, contudo, retiraram-se do pacto nas últimas semanas, enquanto os Estados Unidos da América (EUA) se opuseram ao acordo desde o início. As nações temiam que o pacto representasse perda de soberania e se preocupavam com a falta de distinção entre imigração legal e ilegal no rascunho do compromisso final.
Internet: <https://veja.abril.com.br> (com adaptações).
No que diz respeito à crise migratória internacional que atinge o planeta, assinale a alternativa correta.
A) A crise de refugiados no mundo deve-se unicamente às desigualdades socioeconômicas do continente africano em relação aos demais continentes do mundo.
B) O conceito de refugiado limita-se ao migrante que parte para um país desenvolvido em busca de emprego e renda, por ter sido expulso pela precariedade social.
C) A rota migratória em que há a maior quantidade de mortes é a do mar Mediterrâneo, na qual os imigrantes se arriscam em embarcações precárias e, em muitos dos casos, morrem à deriva ou afogados.
D) A maior parte da migração internacional na atualidade dá-se por causa de guerras e perseguições às populações consideradas minorias em seus países de origem.
E) A guerra na Ucrânia devido à invasão da Rússia, conflito que perdura há seis meses, gerou o maior número de refugiados da história recente do mundo.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 20
Vamos para o Anterior: Exercício 18
Tente Este: Exercício 17
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Atualidades