Procura

FarmáciaHematologia clínica


EXERCÍCIOS - Exercício 66

  • (FUNDATEC 2022)

Nos últimos anos, inúmeras ações governamentais e não governamentais têm buscado interferir nos níveis de anemia ferropriva na população. Segundo as diretrizes do Consenso Sobre Anemia Ferropriva: mais que uma doença, uma urgência médica, de 2018, informa que as manifestações clínicas da deficiência de ferro são determinadas pelos estágios de depleção, deficiência de ferro e anemia propriamente dita, e quando as repercussões clínicas e fisiológicas são aparentes, sintomas como apatia, cansaço, irritabilidade, taquicardia são comuns. Exames laboratoriais específicos oferecem diagnóstico em cada um destes períodos, concatenado ao assunto, analise as assertivas abaixo:

I. A depleção é caracterizada pelo aumento de ferro no fígado e medula óssea e pode ser diagnosticada a partir da ferritina sérica, principal parâmetro utilizado para avaliar as reservas de ferro, por apresentar íntima correlação com o ferro armazenado nos tecidos.

II. Para a deficiência de ferro, são utilizados para diagnóstico a própria redução do ferro sérico, aumento da capacidade total de ligação da transferrina e a diminuição da saturação da transferrina.

III. O ponto de corte para diagnóstico de anemia são valores de hemoglobina maiores do que o limite superior estabelecidos pelos valores de referência, levando em consideração a idade e o gênero (masculino e feminino).

IV. A concentração de ferritina é influenciada pela presença de doenças hepáticas e processos infecciosos e inflamatórios, devendo ser interpretada com cautela.

Quais estão corretas?




A) Apenas II.

B) Apenas III.

C) Apenas I e III.

D) Apenas II e IV.

E) I, II, III e IV.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 67

Vamos para o Anterior: Exercício 65

Tente Este: Exercício 32

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Farmácia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+