Engenharia ambiental e sanitáriaTratamento de efluentes líquidos
- (VUNESP 2022)
O derrame de petróleo nos mares recebe atenção por conta de suas consequências, tanto nos grandes acidentes quanto em pequenos derrames, como os que ocorrem quando barcos lavam seus tanques e lançam este efluente diretamente no mar. Quando o óleo entra em contato com a água do mar, ocorrem vários processos de natureza física, química e biológica, sendo correto afirmar, sobre o processo de emulsificação, que
A) trata-se da reação química dos hidrocarbonetos presentes no óleo com o oxigênio. Hidrocarbonetos mais leves volatilizam mais rapidamente que componentes mais pesados.
B) é a combinação de dois líquidos não miscíveis. No caso de derrame de petróleo, pode ser de dois tipos: de óleo na água ou de água no óleo, sendo a segunda extremamente estável. Ambos requerem ação da água e ocorrem apenas em composições de óleo específicas.
C) ocorre quando os componentes hidrossolúveis do óleo dissolvem no grande volume de água em volta da mancha, havendo a combinação água no óleo.
D) corresponde à fusão de dois líquidos não miscíveis. No caso de derrame de petróleo pode ser apenas do tipo óleo na água, a qual é uma combinação extremamente estável e que persiste por anos.
E) ocorre quando os hidrocarbonetos consumidos por microrganismos são parcialmente metabolizados em solução combinada de dióxido de carbono e água, com taxa de transformação influenciada pela temperatura da água.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 100
Vamos para o Anterior: Exercício 98
Tente Este: Exercício 84
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia ambiental e sanitária