Engenharia ambiental e sanitáriaTratamento de efluentes líquidos
- (FADENOR 2022)
A indústria têxtil é uma das maiores geradoras de efluentes líquidos, entre diversas tipologias industriais, com consumo estimado de 150 litros de água para produção de um quilo de tecido, sendo 88% desse volume descartado como efluente líquido e os 12% restantes perdidos por evaporação (LEÃO et. al., 2002). Sobre o tratamento de efluentes industriais, é CORRETOafirmar:
A) O tratamento secundário consiste na etapa em que ocorre a remoção da matéria orgânica em suspensão ou dissolvida através de processo biológico, geralmente em tanques de aeração ou lagoas anaeróbias.
B) O tratamento primário consiste na remoção do material sólido grosseiro (como por exemplo, fiapos, trapos, areia), que pode causar danos aos equipamentos subsequentes.
C) O pré-tratamento consiste na etapa de equalização do efluente, em que ocorre a diminuição da temperatura e, caso ocorra, a mistura entre efluente industrial e sanitário.
D) O tratamento terciário consiste na etapa de remoção dos sólidos suspensos ou solúveis oriundos das peneiras, usualmente ocorrendo em tanques de decantação ou flotação.
E) O tratamento final consiste na etapa de disposição do efluente no solo, uma alternativa de tratamento de efluente que pode ser aplicada em locais com disponibilidade de área e topografia adequada.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 99
Vamos para o Anterior: Exercício 97
Tente Este: Exercício 60
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia ambiental e sanitária