Engenharia ambiental e sanitáriaHidrologia na engenharia ambiental e sanitária
- (IADES 2022)
O Distrito Federal (DF) viveu uma crise hídrica nos anos de 2016 até 2018, inclusive com racionamento em várias áreas. Desde este período, os meios de imprensa e a população passaram a acompanhar o percentual de armazenamento de água nos reservatórios do Descoberto e de Santa Maria.
A respeito do monitoramento hidrológico, assinale a alternativa correta.
A) A rede hidrometeorológica nacional possui estações fluviométricas e pluviométricas distribuídas pelo território brasileiro. As estações fluviométricas existem em maior número, pois medem a vazão fluvial, que é o resultado dos processos hidrológicos na bacia hidrográfica.
B) É inviável medir, diariamente e de forma direta, o volume de água armazenado em um reservatório. Ao invés disso, o volume armazenado em determinado momento é estimado indiretamente, a partir do nível da água observado e da curva cota-volume do reservatório.
C) A vazão em uma estação fluviométrica é medida diariamente com utilização de aparelhos como molinetes e equipamentos acústicos, por exemplo.
D) Em dada estação fluviométrica no DF, foi lida uma vazão de 10 m³/s em janeiro de 2014, e uma vazão de 2 m 3 /s em agosto de 2021. Esse é um indício de mudanças climáticas, que estão fazendo com que o rio tenha cada vez menos água.
E) A chamada curva-chave relaciona a quantidade de precipitação ocorrida em uma bacia com a vazão em uma estação fluviométrica nesta bacia.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 78
Vamos para o Anterior: Exercício 76
Tente Este: Exercício 7
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia ambiental e sanitária