Procura

Engenharia florestalTecnologia de sementes florestais


EXERCÍCIOS - Exercício 23

  • (FUNDATEC 2022)

A propagação assexuada ou vegetativa baseia-se em alguns eventos elementares das ciências biológicas, destacando-se a propriedade da totipotência celular, que tem como princípio a regeneração de novos tecidos e órgãos a partir de uma única célula competente, sendo possível formar uma planta completa. A miniestaquia consiste na utilização de brotações oriundas de plantas propagadas pelo processo de estaquia ou de mudas produzidas por sementes como fonte de propágulos. Sobre a miniestaquia é correto afirmar, EXCETO:


A) O princípio biológico que justifica essa técnica é a possibilidade de resgatar a juvenilidade do material de propagação, tida como um dos fatores mais limitantes ao processo de enraizamento.

B) O local onde se encontram as fontes de propágulos para a confecção das miniestacas é chamado de área de produção de mudas (APM).

C) As miniestacas são colocadas em substrato para o enraizamento e formação de mudas em intervalos variáveis, dependendo da época do ano, condições estruturais, características do clone ou da espécie e fatores nutricionais.

D) A técnica apresenta como uma das desvantagens a maior sensibilidade das miniestacas às condições ambientais.

E) Em comparação à estaquia convencional, necessita de menores quantidades de fitorreguladores para o enraizamento e, em alguns casos, até a não aplicação.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 24

Vamos para o Anterior: Exercício 22

Tente Este: Exercício 28

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Engenharia florestal






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.67ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.57ms))((ts_substr_c=1.03ms))((ts_substr_im=0.74ms))
((total= 6ms))