Procura

Conhecimentos geraisPolítica (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 173

  • (Instituto Consulplan 2022)

Em meio a uma eleição acirrada, como essa vivida pelo Brasil em 2022, muitos eleitores admitem deixar de votar por medo de violência política. Para 40% dos eleitores, há grande chance de incidentes violentos no dia do pleito. O temor de que haja violência política no dia da eleição, hipótese considerada de grande probabilidade por 40% dos eleitores, pode afastar até 9% das pessoas das urnas no dia 2 de outubro. É o que apurou o Datafolha em sua nova pesquisa nacional, em que ouviu 5.926 pessoas em 300 cidades, de 13 a 15 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Surge o chamado voto útil, que pode mudar a trajetória de um pleito. (Datafolha: 9% admitem não votar por violência política. 16/09/2022. Poder – Folha. Disponível em: uol.com.br.)
Além das questões anteriormente apresentadas, no cenário dessas eleições, surge o chamado voto útil, que pode mudar a trajetória de um pleito. O voto útil:


A) De acordo com a opinião de estudiosos é o voto ou são os votos que extrapolam a quantia de 50% mais 1, impedindo, assim, a realização do segundo turno.

B) É aquele que, independente de partidarismo ou ideologias que possam influenciar as decisões do eleitor, traz como resultado o bem-estar da população realmente em situação de fragilidade.

C) Segundo cientistas políticos é uma estratégia para retirar ou diminuir a força de um competidor que o eleitor não gosta em detrimento da sua opção sincera pelo candidato que considera ideal.

D) É formado pela participação efetiva e voluntária daquela parcela da população que pela legislação vigente não está obrigada a participar do pleito eleitoral, mas o faz apenas por questões patrióticas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 174

Vamos para o Anterior: Exercício 172

Tente Este: Exercício 104

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Conhecimentos gerais






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+