Procura

Tratados internacionaisDiversos


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (CESPE / CEBRASPE 2022)

Conforme noticiado em 7/6/2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o governo dos Estados Unidos da América (EUA) deveria decidir, até meados daquele mês, o próximo passo na disputa que travava com o Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre o suco de laranja.

Em março daquele ano, a agência da ONU deu parecer favorável à queixa brasileira sobre medidas antidumping , por parte do governo americano, na importação do produto.

O Brasil foi o nono país, à época, a questionar medidas de antidumping americanas pelo fato de eles utilizarem o chamado zeramento no cálculo da margem de dumping .

Internet: <https://news.un.org> (com adaptações).

Conforme notícia veiculada na imprensa brasileira em 22/3/2016, o Brasil cobrou, naquele ano, na OMC que a União Europeia (UE) e a Nigéria suspendessem restrições que afetavam a entrada de carnes brasileiras em seus mercados. Os europeus admitiram que, além das questões técnicas, havia problema político para liberar a entrada da carne suína brasileira em função da resistência de produtores locais de países como Alemanha, Dinamarca e França.

Internet:<https://valor.globo.com> (com adaptações)


Tendo os textos precedentes como referência, julgue o item a seguir, no que diz respeito à resolução de disputas, bem como a demandas de fair trade e demandas sanitárias.

Segundo o General Agreement on Tariffs and Trade (GATT), restrições como as impostas pela União Europeia e Nigéria podem configurar dumping , ou seja, o uso de medidas fitossanitárias para fins protecionistas.




C) Certo

E) Errado


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

VOLTAR ao índice: Tratados internacionais






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.40ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=1.14ms))((ts_substr_c=0.88ms))((ts_substr_im=0.92ms))
((total= 5ms))