Procura

HistóriaQuestões internacionais: história do tempo presente


EXERCÍCIOS - Exercício 33

  • (FCC 2022)

Histórias contrafactuais exploram versões alternativas do passado em que uma alteração na linha do tempo leva a um resultado diferente daquele que conhecemos. A pergunta: “E se ...?” tornou-se cada vez mais frequente, deixando de animar não apenas os gêneros de ficção científica e passando a se apresentar também em jogos, séries e filmes com fundo histórico. Apesar de derivado em essência da historiografia tradicional, esse tipo de ficção revela visões pré-concebidas sobre seus temas ou sobre o próprio conceito de História assumido por seus criadores.
(Cf. EVANS, Richard. Altered Pasts. Counterfactuals in History. Waltham Mass: Brandeis University Press, 2013)
Assim, segundo Richard Evans, as histórias contrafactuais


A) perfazem uma nova escola historiográfica, científica, que se vale de meios de divulgação não tradicionais.

B) são baseadas na livre imaginação e formuladas sem qualquer diálogo ou referência no conhecimento histórico.

C) são elaboradas a partir de listas de causas e circunstâncias consideradas relevantes para a ocorrência de um certo evento histórico, a partir de uma perspectiva positivista.

D) limitam-se a produtos de entretenimento e, como tais, devem ser desconsiderados pelos historiadores pois nada revelam acerca da apreensão e dos usos do conhecimento histórico.

E) permitem perceber, por meio dos jogos ou de outras narrativas ficcionais, as visões sobre certos processos históricos, suas causas ou outros fatores considerados determinantes.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 34

Vamos para o Anterior: Exercício 32

Tente Este: Exercício 5

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=0.58ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.50ms))((ts_substr_c=0.62ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 2ms))