Procura

HistóriaQuestões internacionais: história do tempo presente


EXERCÍCIOS - Exercício 31

  • (FCC 2022)

Nos apontamentos do medievalista francês Marc Bloch, reunidos postumamente sob o título Apologia da História ou o Ofício do Historiador, há um relato de uma visita a Estocolmo, na Suécia, em que Bloch acompanhava o notório medievalista Henri Pirenne. O que vamos ver primeiro? Parece que há uma prefeitura nova em folha. Comecemos por ela, sugere Pirenne. E como se quisesse evitar uma reação de surpresa e estranheza com essa proposta, o mestre acrescentou: Se eu fosse antiquário, só teria olhos para as coisas velhas. Mas sou um historiador. É por isso que amo a vida.
(Cf. BLOCH, Marc. Apologia da História ou o Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001)
Considerando esse relato, selecione a proposição que melhor descreve o ofício do historiador:


A) O estudo dos tempos históricos diz respeito ao passado das sociedades humanas, já que o estudo do presente é conduzido por outras ciências da sociedade, como a sociologia e a economia.

B) O trabalho do historiador tem como objeto os vestígios do passado do mesmo modo que um antiquário reúne raridades remanescentes de outros tempos.

C) As viagens são ocasião de ampliação de conhecimentos, tanto para estudiosos e cientistas como para o público em geral.

D) O historiador pode mobilizar vivências como meio para a compreensão de usos e sentidos imbricados na experiência do tempo passado.

E) A historiografia é um ofício, por isso melhor aprendida na relação entre mestre e discípulo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 32

Vamos para o Anterior: Exercício 30

Tente Este: Exercício 29

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.22ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.50ms))((ts_substr_c=0.50ms))((ts_substr_im=0.91ms))
((total= 4ms))