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HistóriaQuestões internacionais: história do tempo presente


EXERCÍCIOS - Exercício 30

  • (FCC 2022)

“Lugar de memória” é um conceito histórico proposto ao longo da obra homônima Les Lieux de Mémoire, publicada entre 1984 e 1992, sob a direção do reconhecido historiador francês Pierre Nora. Um lugar de memória pode ser um monumento, uma personagem, um museu, um arquivo, um evento, uma instituição, que se transforma em patrimônio cultural de uma comunidade quando é reconhecido como memória por uma narrativa histórica coletiva. A visita aos lugares de memória é um recurso educativo bastante frequente, sobre o qual cabe considerar que:


A) O patrimônio cultural deve ser prerrogativa de especialistas e sua exposição ao grande público deve ser vetada, principalmente em se tratando de estudantes em formação.

B) A educação dos jovens deve se ater ao presente e visar a preparação para o futuro, já que o passado e a memória coletiva são irrelevantes para a compreensão do mundo.

C) O professor deve exercitar junto com a turma um olhar crítico sobre a história coletiva, levantando questões, apontando lacunas, discutindo as relações entre o passado e o presente.

D) O investimento público em lugares de memória tem valor cívico e comemorativo mas não educativo.

E) O educador deve apresentar o patrimônio cultural aos estudantes como uma recuperação e preservação inteiramente fiel ao passado ali representado.


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