Procura

HistóriaDemandas políticas e sociais no mundo atual


EXERCÍCIOS - Exercício 15

  • (Instituto Consulplan 2022)

Os homens que lideraram o processo nacional de independência política na América Latina, de uma maneira geral, estavam imbuídos do ideário burguês liberal como justificativa de seus atos. Alguns, penso eu, acreditavam profundamente naquilo que pregavam. Em nome das ideias de liberdade, igualdade jurídica, legitimidade de propriedade privada, dentre outras, fizeram a independência e aceitaram mesmo algumas alterações mais profundas nas relações sociais, porque tiveram que enfrentar situações limites.
(PRADO, 1994. P. 70.) Além do ideário burguês liberal, que permeou grande parte dos processos de independência da América Latina e a formação de seus Estados Nacionais, podemos destacar como ponto comum desse contexto:


A) O estabelecimento imediato e unânime de sistemas de governo republicanos condizentes com a ideologia democrática.

B) A decadência do poder das oligarquias locais que não mais podiam contar com a sustentação econômica por parte da Coroa.

C) A permanência de imensos contrastes sociais que acabaram se sustentando na nova organização administrativa e política.

D) A garantia de novas relações sociais alicerçadas pelas constituições nacionais imediatamente promulgadas após cada emancipação.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 16

Vamos para o Anterior: Exercício 14

Tente Este: Exercício 12

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.22ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.60ms))((ts_substr_c=0.55ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 4ms))