Procura

HistóriaRepública oligárquica - 1889 a 1930


EXERCÍCIOS - Exercício 214

  • (Instituto Consulplan 2022)

Pereira Passos transformou a cidade bárbara em metrópole digna da civilização ocidental. Qual o homem do começo do século que, recordando os benefícios que então se espalhavam sob esta terra querida, não se lembra da frase que andou na boca do povo, pelas ruas, pelas casas, pelos cafés, nas saudações que se trocavam, no estribilho das canções e que dizia assim: O Rio civiliza-se? Civilizou-se o Rio.
(Luiz Edmundo. Rio de Janeiro do meu tempo. Rio de Janeiro: Conquista, 1957. In: História Antiga e Medieval: Reforma urbana de Pereira Passos. Disponível em: histantigamedieval.blogspot.com.) A reforma urbana empreendida pelo então prefeito do Rio de Janeiro, Pereira Passos, no governo de Rodrigues Alves, contextualiza de certa forma:


A) O movimento Tenentista, que defendia, além dos interesses da classe, os direitos da classe média urbana.

B) A Revolta da Armada, quando a Marinha se viu preterida nos cargos de comando, outorgados num primeiro momento ao exército.

C) A Revolta da Vacina quando o descontentamento popular já era patente e se acirrou ainda mais com a campanha da vacinação obrigatória.

D) A Greve Geral de 1917, que tinha como pano de fundo a emergência da luta proletária, incialmente no Rio de Janeiro e Minas Gerais.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 215

Vamos para o Anterior: Exercício 213

Tente Este: Exercício 26

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.38ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.72ms))((ts_substr_c=1.14ms))((ts_substr_im=0.86ms))
((total= 7ms))