HistóriaReconstrução democrática: governos fhc
- (FUVEST 2022)
Avalie a proposta do exercício a seguir:
Retirado de Joelza Esther Domingues, História em documento – imagem
e texto. São Paulo: FTD, 2ª ed., 2013, p. 305.
Um estudante do 9º ano do Ensino Fundamental II
mobilizará competências e habilidades desenvolvidas nas
aulas de História para responder às quatro questões
propostas. Identifique a alternativa que apresenta a
conclusão correta à qual o estudante poderá chegar ao
realizar a leitura do conjunto das fontes (tabela, charge,
fotografia) e relacioná-las ao tema de estudo.
A) A foto evidencia que o consumo foi incentivado pelo aumento da oferta de empregos formais e informais em decorrência do Plano Real que, como mostra a tabela, controlou a inflação e aumentou o poder aquisitivo dos trabalhadores. A charge confirma esses dados.
B) O Plano Real provocou o aumento do emprego formal e da inflação, como mostra a tabela; a charge evidencia o aumento do valor do salário dos empregados com carteira assinada. A foto mostra que, ao lado do emprego formal, desenvolveu-se o trabalho dos ambulantes.
C) Os dados da tabela evidenciam que o Plano Real impulsionou o emprego formal e o poder de compra dos trabalhadores formais e informais ao controlar a inflação. A mesma tendência de crescimento do trabalho informal persiste nos anos 2000.
D) O conjunto das fontes traz, de diferentes formas, evidências de que o Plano Real pôde conter a inflação, sem impulsionar o aumento dos empregos formais. Ao contrário, a informalidade do trabalho é uma característica que persiste nos anos 2000.
E) a charge ironiza a disputa pelos empregos formais, que diminuíram em decorrência da implementação do Plano Real, como mostram os dados da tabela. A foto registra uma cena do cotidiano de trabalhadores formais, que tendem a crescer nos anos 2000.
Vamos para o Anterior: Exercício 9
Tente Este: Exercício 8
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: História