Procura

HistóriaQuestões internacionais: história do tempo presente


EXERCÍCIOS - Exercício 23

  • (FGV 2022)

Desde fins do século XIX, Sílvio Romero e Couto de Magalhães desenvolveram estudos folclóricos pioneiros no Brasil, mas o folclore como objeto de estudo científico começou a se desenvolver a partir de 1920, em três fases constitutivas, relacionadas à formação do conceito de cultura popular no Brasil. A primeira fase, compreendida entre as décadas de 1920 e 1960, foi marcada por grande disputa metodológica, entre os estudos folclóricos e a emergente sociologia paulista, a respeito da autoridade e legitimidade científica do campo. A segunda, nos anos 1960-1980, caracterizou-se pela ampla divulgação do conceito de cultura popular com um sentido político e ideológico. A terceira fase, a partir dos anos 1990, coincidiu com a revitalização do conceito de patrimônio cultural, principalmente em seu sentido imaterial, quando a cultura popular parece adquirir um significado propriamente etnográfico.
Adaptado de ROCHA, Gilmar, Cultura popular: do folclore ao patrimônio. Revista Mediações, v. 14, n. 1, 2009, p.221-222.
Com base no texto, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente a relação entre um conceito de cultura popular e a tradição de pesquisa sobre folclore, no Brasil.


A) Os poetas românticos e os intelectuais positivistas do Oitocentos concebiam o folclore como parte do processo de construção da nação, mas criticavam o caráter colecionador, acrítico e descritivo das pesquisas sobre cultura popular.

B) Os intelectuais modernistas registravam tradições folclóricas no campo das artes plásticas e da música, pois concebiam a cultura popular como a guardiã da totalidade integrada da vida com o mundo, desintegrada pela modernidade.

C) Os sociólogos desenvolvimentistas tinham uma ideia negativa do folclore, como expressão de atraso cultural, incompatível com o projeto de construção da nação moderna, como exemplificado pela crítica dos isebianos à situação colonial.

D) Os intelectuais vinculados à UNE e aos Centros Populares de Cultura politizaram o conceito de folclore, tornando-o sinônimo de cultura popular autêntica do operariado e instrumento de conscientização do povo.

E) Os antropólogos redescobriram o folclore ao contribuir para o debate sobre patrimônio, enfatizando a incomunicabilidade entre a cultura erudita e a popular, cabendo, à primeira, o estatuto de patrimônio imaterial, e, à segunda, o de sistema simbólico.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 24

Vamos para o Anterior: Exercício 22

Tente Este: Exercício 11

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+