HistóriaPré-história ou história não-escrita
- (UPENET/IAUPE 2022)
"Os artistas primitivos", escreve um autor, "partem de concepções religiosas, míticas. Estes artistas anônimos sentem que são um elo numa cadeia interminável de gerações". Escreve outro: "Em cada região do vasto mundo primitivo, os estilos de arte tradicional eram perpetuados e fixados pelo conservadorismo do grupo. que mantinha a tradição de aprendizagem. A premissa básica deste sistema era que o aprendiz fosse ensinado a seguir os ideais seculares de representação e expressão próprios de sua vila ou tribo". "Segundo o eminente historiador da arte H. W. Janson, "arte primitiva" é a arte produzida no contexto de "um modo de vida que passou pela Revolução Neolítica mas que não dá sinais de evoluir na direção das civilizações históricas.” O fragmento retirado acima do artigo “Arte dos povos sem História”, do professor Sally Price, é uma crítica às percepções tradicionais sobre a história da arte. Tomando como base a periodização tradicional da história, sobre a arte chamada de pré-histórica, analise as afirmativas abaixo: I.A periodização tradicional da história e a lógica seguida pelos historiadores da arte, baseada numa perspectiva eurocêntrica, toma por “pré-histórico” ou “primitivo” um conjunto extenso de tradições artísticas, ao redor do mundo, a partir de critérios homogeneizantes. II.As quase que idênticas figuras rupestres que aparecem, por exemplo, no Vale do Catimbau em Buíque e as da Caverna de Lascaux na França, são demonstrações evidentes de como os seres humanos possuem semelhanças culturais, traço que reforça o caráter natural da cultura. III.É possível sustentar que as figuras rupestres que aparecem ao redor do planeta refletem a essência da história humana, formando, assim, um conjunto dotado de coesão interna, o que justificaria, desse modo, suas características homogêneas. Está CORRETO o que se afirma, apenas, em
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) I e III.
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