HistóriaRepública autoritária : 1964- 1984
- (FCM 2022)
Em uma sequência didática sobre o período histórico mencionado no Texto 1, a professora de história valeu-se, em um determinado momento da aula, do Texto 2.
TEXTO 1
Segundo Bittencourt (2011, p. 378-9), “nas aulas de História, músicas têm sido utilizadas com frequência como recurso didático (…). Dentre os gêneros musicais mais utilizados, destaca-se a música popular, em suas variantes de samba, forró e música sertaneja. Os regimes políticos ditatoriais têm sido, segundo vários dos relatos, abordados por intermédio de músicas, como no caso dos sambas na fase de Getúlio Vargas e da MPB no período militar.”
TEXTO 2
“Atenção ao dobrar uma esquina
Uma alegria, atenção menina
Você vem, quantos anos você tem?
Atenção, precisa ter olhos firmes
Pra este sol, para esta escuridão
Atenção
Tudo é perigoso
Tudo é divino maravilhoso
Atenção para o refrão
É preciso estar atento e forte
Não temos tempo de temer a morte (...)”
Gal Costa, Divino, Maravilhoso , Rio de Janeiro: Phonogram/Philips, 1969.
Disco Sonoro, (4:20 minutos).
Qual foi o tema abordado em aula, a partir da análise
correta desse documento histórico?
A) A canção nacional-popular ligada aos partidos políticos, que pretendiam construir uma autêntica cultura brasileira.
B) A mobilização de rua como forma de expressão e participação política, que sensibilizou uma parcela da juventude urbana.
C) A substituição dos movimentos sociais por vanguarda revolucionária, que via na militarização a única forma eficaz de resistência.
D) A autocensura de artistas durante o processo de abertura política, que continuavam a ser perseguidos pelos aparelhos de repressão.
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