Contabilidade públicaDemonstração das variações patrimoniais - dvp
- (FAU 2022)
Um Ente Público obteve um financiamento para realizar uma obra pública no valor de R$ 26.000.000,00 (vinte e seis milhões de reais) a serem pagos em 36 (trinta e seis parcelas) e taxa de juros de 1% (um por cento) ao mês. O empréstimo foi obtido junto a uma instituição financeira pública e prevê um prazo de carência de 12 (doze) meses para o início do pagamento das parcelas. Assinale a única que apresenta as mutações patrimoniais e orçamentárias na contabilidade do Ente Público tomador do empréstimo no dia do recebimento dos valores (mesma data da assinatura do Contrato):
A) O valor total deve ser considerado como receita orçamentária e patrimonial para o Ente Público.
B) No sistema orçamentário deve ser registrado o valor como ingresso extraorçamentário e no sistema patrimonial deve ser considerado como aumento do ativo, do passivo e das despesas financeiras.
C) No sistema orçamentário não deve ser realizado nenhum registro contábil, visto que empréstimo não envolve o sistema orçamentário, já no sistema patrimonial deve ser registrado o dos juros no Demonstrativo de Resultado do Exercício.
D) Do ponto de vista orçamentário a operação de crédito deve ser considerada uma receita e os juros devem ser registrados como despesas. No aspecto patrimonial, somente deve ser registrado o valor recebido no ativo e o mesmo valor no passivo.
E) No sistema orçamentário deve ser registrado somente o valor recebido como receita orçamentária. No sistema patrimonial deve ser registrado o valor recebido no ativo, o valor total a pagar no passivo, deduzido do valor dos juros a apropriar mensalmente.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 309
Vamos para o Anterior: Exercício 307
Tente Este: Exercício 63
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Contabilidade pública