PsicologiaAvaliação de desempenho
- (Quadrix 2022)
Segundo Bastos e Gondim (2010), a inserção de equipes como unidades de desempenho no cenário das organizações é uma prática bastante difundida na época atual. Em consequência, é cada vez maior a quantidade de estudos publicados a respeito de características, funcionamento e possíveis resultados do trabalho de equipes de forma geral. Entretanto, atualmente, inexiste informação específica sobre a atuação do psicólogo sob essa condição de trabalho – razão pela qual se devem analisar tais sistemas de modo mais descritivo. Sobre os elementos constitutivos de uma equipe de trabalho, julgue os itens a seguir.
I. Células de trabalho das mais diversas naturezas recebem erroneamente a denominação de “equipe” sem necessariamente apresentarem as características que permitem a adequada identificação. Podem ser denominados de “equipes de trabalho” somente as reuniões de pessoas que constituem sistemas dinâmicos e interativos de atos protagonizados por conjuntos de trabalhadores com habilidades complementares cujas ações laborais são norteadas por metas de trabalho comuns, tornando-os, dessa forma, mutuamente responsáveis pelo alcance de objetivos.
II. As equipes de trabalho são primordialmente concebidas com a finalidade de promover efetividade da organização. Dessa forma, define-se o desempenho efetivo das equipes de trabalho como o grau em que os resultados do desempenho das unidades se aproximam das metas especificadas. A efetividade da organização, por sua vez, é compreendida como um padrão externo de referência que indica quão bem a organização atende as demandas dos grupos que dela participam.
III. Sendo efetivas em seu desempenho, a fim de contribuírem para a consecução das metas organizacionais, não restam dúvidas sobre os critérios para mensurar tal efetividade de equipes de trabalho. Tal efetividade deve ser considerada a partir de indicadores sólidos baseados em critérios de rendimento, tais como peças produzidas com qualidade, redução de desperdício etc. Parâmetros não consistentes, tais como resultados afetivos positivos e satisfação – apesar de benéficos – não deveriam se constituir em aspectos adicionados aos indicadores de efetividade.
Assinale a alternativa correta.
A) Apenas o item I está certo.
B) Apenas os itens I e II estão certos.
C) Apenas os itens I e III estão certos.
D) Todos os itens estão certos.
E) Nenhum item está certo.
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