Procura

PsicologiaPsicologia do trabalho


EXERCÍCIOS - Exercício 45

  • (FCC 2022)

A organização científica do trabalho cria entre os trabalhadores uma clivagem entre o corpo e o pensamento. Nesse sistema, o corpo fica submetido a diretivas elaboradas por uma vontade exterior ao sujeito. Nas tarefas de manutenção, assim como nas tarefas repetitivas de processamento de informações, o pensamento originado do processo de sublimação só dispõe de um espaço limitado. Os estudos clínicos mostram que não existe um meio simples à disposição do sujeito para deter seu pensamento, e que lhe é necessário recorrer a estratégias defensivas muito particulares, como a repressão pulsional, quando o trabalhador



A) subverte seu sofrimento, dando vazão a suas fantasias inconscientes e atua num processo de negação da realidade, mobilizando-se para assumir desafios cada vez maiores, em um movimento narcísico.


B) diminui o ritmo de trabalho e se engaja freneticamente nas relações interpessoais, de maneira a ocupar seu campo de consciência com as interações, e reprimir dessa forma seus pensamentos.


C) acelera o ritmo de trabalho e se engaja freneticamente na aceleração, de maneira a ocupar todo o seu campo de consciência com as pressões sensomotoras de sua atividade, e com a ajuda da fadiga chega a paralisar o seu funcionamento psíquico.


D) manipula o contexto onde está inserido, como forma de obter vantagens no ambiente de trabalho, que permitam que mantenha um ritmo de trabalho que possibilite dar vazão aos seus pensamentos.


E) adota comportamentos contraditórios, ora mantendo um ritmo frenético de trabalho, ora paralisando suas atividades, como forma de compensar as pressões do trabalho e dar vazão aos seus pensamentos disfuncionais.



Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 46

Vamos para o Anterior: Exercício 44

Tente Este: Exercício 21

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Psicologia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+