PsicologiaPsicologia do desenvolvimento (2)
- (Quadrix 2022)
Henri Wallon (1879-1962) propõe cinco estágios do desenvolvimento humano: impulsivo-emocional (de 0 a 1 ano de idade); sensório-motor e projetivo (de 1 a 3 anos de idade); personalismo (de 3 a 6 anos de idade); categorial (de 6 a 11 anos de idade); puberdade e adolescência (de 11 anos de idade em diante). Além disso, acrescenta que os conjuntos ou domínios funcionais (da afetividade, do ato motor, do conhecimento e da pessoa) são constructos de que a teoria se vale para explicar o psiquismo, para explicar didaticamente o que é inseparável: a pessoa.
Mahoney e Almeida. Afetividade e processo ensino-aprendizagem:
contribuições de Henri Wallon . In : Psic. da Edu. , São Paulo, 2005, p. 18
(com adaptações).
Com base no texto acima, julgue o item.
Todos os estágios exigem a colocação de limites como
um elemento facilitador do processo de ensino e
aprendizagem e também como uma expressão da
afetividade, com exceção da puberdade e adolescência,
uma vez que, nesse estágio, é importante o processo de
autoafirmação.
C) Certo
E) Errado
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 62
Vamos para o Anterior: Exercício 60
Tente Este: Exercício 77
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia