Procura

PsicologiaPsicologia do desenvolvimento (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 61

  • (Quadrix 2022)

Henri Wallon (1879-1962) propõe cinco estágios do desenvolvimento humano: impulsivo-emocional (de 0 a 1 ano de idade); sensório-motor e projetivo (de 1 a 3 anos de idade); personalismo (de 3 a 6 anos de idade); categorial (de 6 a 11 anos de idade); puberdade e adolescência (de 11 anos de idade em diante). Além disso, acrescenta que os conjuntos ou domínios funcionais (da afetividade, do ato motor, do conhecimento e da pessoa) são constructos de que a teoria se vale para explicar o psiquismo, para explicar didaticamente o que é inseparável: a pessoa.

Mahoney e Almeida. Afetividade e processo ensino-aprendizagem:

contribuições de Henri Wallon . In : Psic. da Edu. , São Paulo, 2005, p. 18

(com adaptações).

Com base no texto acima, julgue o item.

Todos os estágios exigem a colocação de limites como um elemento facilitador do processo de ensino e aprendizagem e também como uma expressão da afetividade, com exceção da puberdade e adolescência, uma vez que, nesse estágio, é importante o processo de autoafirmação.




C) Certo

E) Errado


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 62

Vamos para o Anterior: Exercício 60

Tente Este: Exercício 77

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Psicologia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=7.02ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.61ms))((ts_substr_c=6.67ms))((ts_substr_im=1.96ms))
((total= 16ms))