PsicologiaPsicofarmacologia
- (FURB 2022)
Os psicofármacos são substâncias que atuam no sistema nervoso central (SNC), auxiliando no alívio do sofrimento mental, e podem ser indispensáveis para o tratamento de algumas psicopatologias. Sobre os psicofármacos, é CORRETO afirmar que:
A) Os agentes antipsicóticos, também conhecidos como neurolépticos, são usados no tratamento da esquizofrenia. O mecanismo de ação desses fármacos está em ativar seletivamente o SNC, atuando de formas diversas para exibir tal efeito.
B) Quanto maior a propriedade de uma droga agir sobre a causa da doença, maiores são as chances de serem eficazes e maiores as chances de efeitos adversos.
C) Os efeitos adversos dos agentes alucinógenos incluem ataxia, vertigem, cefaleia, fadiga, fraqueza muscular e icterícia. Com doses elevadas e a longo prazo podem provocar a dependência.
D) Os agentes antidepressivos são utilizados no tratamento da depressão, melhorando os sintomas. A hipótese para o mecanismo de ação desses fármacos é a de que atuem nas vias monoaminérgicas, principalmente nas catecolaminérgicas, influenciando na produção, no armazenamento e/ou na recaptação das monoaminas.
E) Os agentes ansiolíticos, popularmente conhecidos como tranquilizantes, são aqueles utilizados no tratamento da ansiedade. Podem ser divididos em: derivados fenotiazídicos, derivados tioxantênicos e butirofenonas e difenilbutilaminas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 26
Vamos para o Anterior: Exercício 24
Tente Este: Exercício 4
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia