PsicologiaFreud
- (Avança SP 2022)
Freud empregou a palavra “aparelho” para definir uma organização psíquica dividida em sistemas, ou instâncias psíquicas, com funções específicas, que estão interligadas entre si e consiste em uma divisão da mente em três instâncias psíquicas: o Id, o Ego e o Superego. Sobre essas instâncias podemos afirmar que:
A) O id foi concebido como um conjunto de conteúdos de natureza pulsional e de ordem consciente, constituindo o polo psicobiológico da personalidade.
B) O ego lida com a estimulação que vem tanto da própria mente como do mundo exterior. Desempenha a função de obter controle sobre as exigências das pulsões, decidindo se elas devem ou não ser satisfeitas, adiando essa satisfação para ocasiões e circunstâncias mais favoráveis ou reprimindo parcial ou inteiramente as excitações pulsionais.
C) O superego desenvolve-se a partir do ego, em um período que Freud designa como a fase fálica, situado entre a infância e o início da adolescência.
D) O id é regido pelo princípio da realidade, ou seja, procura a resposta direta e imediata a um estímulo instintivo, sem considerar as circunstâncias da vida.
E) O superego estabelece a censura dos impulsos que a sociedade e a cultura proíbem ao ego, impedindo o indivíduo de satisfazer plenamente seus desejos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 168
Vamos para o Anterior: Exercício 166
Tente Este: Exercício 35
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia