PsicologiaRedução de danos
- (COPESE - UFPI 2022)
A Redução de Danos (RD) humaniza a relação entre sujeitos e substâncias, reconhece a singularidade e a diversidade no uso de drogas, trazendo a participação desses usuários para traçar metas visando promover saúde e qualidade de vida. Pensando na atuação dos/as psicólogos/as em políticas de redução de danos, marque a opção CORRETA.
A) A perspectiva da redução de danos pode prejudicar o acolhimento dos usuários. Com o uso contínuo, tornam-se objeto de discriminação, preconceito e exclusão, podendo incidir em práticas de recolhimento e internação compulsória.
B) A expansão da política repressiva, chamada internacionalmente de guerra às drogas, recai no próprio uso das substâncias ilícitas, caso o uso seja interrompido, os índices de violência também diminuem.
C) O trabalho precisa ser realizado de maneira normativa e prescritiva, havendo uma única verdade com saberes que auxiliarão na construção de manejos do tratamento em relação à saúde do usuário.
D) O grande desafio é atuar de modo ampliado e intersetorial na perspectiva da garantia de direitos e, dessa maneira, enfrentar a lógica reducionista que trata a questão das drogas pela via da doença e da periculosidade.
E) Os(as) psicólogos/as devem respeitar, orientar e incentivar as práticas de determinação de credo religioso como recurso de tratamento para atingir a abstinência se essa for a perspectiva de trabalho do serviço ao qual está vinculado, em casos de abuso e de dependência das substâncias psicoativas.
Vamos para o Anterior: Exercício 14
Tente Este: Exercício 14
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia