OdontologiaEquipamentos e instrumentos odontológicos
- (FUNDATEC 2022)
O equipamento odontológico e os periféricos, utilizados na Odontologia, estão sujeitos à contaminação por microorganismos patogênicos provenientes da cavidade bucal do paciente por meio do contato direto, do toque das mãos enluvadas do profissional e do pessoal auxiliar, de respingos de sangue ou saliva e do aerossol que neles se depositam. Além dessas fontes de contaminação, deve ser considerada, na elaboração de um programa de controle de infecção, a qualidade da água utilizada nos equipamentos odontológicos. Acerca do controle de infecção no consultório odontológico estão corretas as seguintes medidas, EXCETO:
A) A ANVISA estabeleceu que, a partir do ano 2010, a água liberada pelos equipamentos odontológicos, em procedimentos não cirúrgicos, não deveria conter mais que 850 ufc/ml de bactérias heterotróficas, sendo atestada a qualidade da água por laudo biológico anual.
B) É preconizada a reutilização de peças de mão somente após procedimentos de limpeza e esterilização, a cada uso.
C) A roupa suja deve ser manuseada e sacudida o mínimo possível, para evitar a contaminação microbiana do ar e das pessoas que a manipulam. Deve ser embalada no local onde foi usada e transportada em sacos resistentes e bem vedados para impedir vazamentos.
D) Paredes, janelas, portas, tetos e pisos não constituem risco de infecção, desde que mantidos limpos. Deve-se estabelecer uma rotina de limpeza periódica, de acordo com a área ou quando houver sujidade visível.
E) Na presença de matéria orgânica, deve se aplicar solução de hipoclorito de sódio a 1% sobre a matéria orgânica, aguardar cinco minutos; remover com auxílio de papel-toalha ou pano, que deve ser descartado; e proceder à limpeza com água e sabão.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 198
Vamos para o Anterior: Exercício 196
Tente Este: Exercício 178
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Odontologia