EnfermagemProcesso de enfermagem e sistematização da assistência de enfermagem
- (IUDS 2022)
Durante a adolescência, os dados antropométricos se tornam ainda mais importantes e valiosos para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, apesar de mais difíceis de se obter, devido à característica única do estirão puberal e da velocidade rápida de mudanças corporais que ocorrem neste período. Alguns pontos importantes devem ser observados visando facilitar a atenção ao crescimento e a avaliação da antropometria nesta fase. Sobre as avaliações que devem ser feitas em todas as consultas clínicas, é correto afirmar, EXCETO:
A) A velocidade máxima do estirão puberal também é variável de adolescente para adolescente, ocorre 18 a 24 meses antes nos homens do que nas mulheres, com uma variação média de 3 cm por ano, menor nas mulheres.
B) Investigar as principais causas de atraso caso o crescimento pré-puberal seja menor que 4 cm/ano ou menor que 6 cm/ ano em adolescentes na fase puberal.
C) Os meninos crescem em média de 8,0 cm /ano no estirão puberal e as meninas em média 9,5 cm/ano.
D) O máximo do ganho ponderal coincide com o estirão puberal nos homens, mas ocorre 3 a 5 meses após o estirão puberal nas mulheres.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 6
Vamos para o Anterior: Exercício 4
Tente Este: Exercício 4
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Enfermagem