EnfermagemAssistência de enfermagem em feridas e curativos (2)
- (FEPESE 2022)
O tratamento das feridas cutâneas é dinâmico e depende, a cada momento, da evolução das fases de cicatrização. O curativo é o tratamento clínico mais frequentemente utilizado para feridas, cabendo ao enfermeiro ter conhecimento para saber atuar diante do tratamento das feridas.
Assinale a alternativa corretaem relação ao assunto.
A) A placa de hidrocoloide promove um meio úmido que proporciona boas condições de cicatrização. Sua camada impermeável isola a ferida do ar atmosférico, provocando hipóxia no leito da ferida, estimulando assim a angiogênese.
B) Em feridas abertas recomenda-se a irrigação com solução fisiológica com temperatura em torno de 25°C, exceto em feridas hemorrágicas, para não ocorrer resfriamento no leito da lesão, o que retarda o processo de cicatrização.
C) A papaína é um tipo de desbridante enzimático, sendo contraindicado seu uso em feridas abertas infectadas devido ao seu alto poder de proteólise.
D) Os ácidos graxos essenciais são indicados sobretudo para feridas com cicatrização por primeira intenção e que contenham hipergranulação.
E) O carvão ativado é indicado para feridas exsudativas, limpas ou infectadas e as apresentações da cobertura em sachês devem ser cortadas pois devem ocupar exatamente os limites da ferida, para não gerar lesões no tecido subjacente.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 8
Vamos para o Anterior: Exercício 6
Tente Este: Exercício 14
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Enfermagem