Comunicação socialRedação publicitária
- (UERJ 2022)
A favor da não arbitrariedade das imagens, Gombrich (1981) afirma que a evolução da natureza programou o ser humano, biologicamente, de tal forma que ele teve de aprender o que é vantajoso para sua vida e sobrevivência. Como ocorre com os animais, a sobrevivência do ser humano também depende de coisas e signos reconhecíveis. Fomos programados a procurar objetos que são necessários a nós e cujas configurações nos agradam mais do que outras.
Adaptado de SANTAELLA, L. Redação publicitária digital . Curitiba: Intersaberes, 2017.
A partir da afirmação de Santaella, na comunicação, a correlação entre texto e imagem pode ser descrita como:
A) única e visceral, com destaque da linguagem verbal nas campanhas mercadológicas
B) direta e objetiva, com predominância da linguagem visual nas representações comunicacionais
C) interdependente e estrutural, com as linguagens verbal e visual proporcionais em sentidos que desdobram afetos
D) íntima e diversa, com as linguagens verbal e visual complementares em significados que acontecem integradamente
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 14
Vamos para o Anterior: Exercício 12
Tente Este: Exercício 1
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Comunicação social