Procura

Comunicação socialRedação publicitária


EXERCÍCIOS - Exercício 13

  • (UERJ 2022)

A favor da não arbitrariedade das imagens, Gombrich (1981) afirma que a evolução da natureza programou o ser humano, biologicamente, de tal forma que ele teve de aprender o que é vantajoso para sua vida e sobrevivência. Como ocorre com os animais, a sobrevivência do ser humano também depende de coisas e signos reconhecíveis. Fomos programados a procurar objetos que são necessários a nós e cujas configurações nos agradam mais do que outras.

Adaptado de SANTAELLA, L. Redação publicitária digital . Curitiba: Intersaberes, 2017.

A partir da afirmação de Santaella, na comunicação, a correlação entre texto e imagem pode ser descrita como:




A) única e visceral, com destaque da linguagem verbal nas campanhas mercadológicas

B) direta e objetiva, com predominância da linguagem visual nas representações comunicacionais

C) interdependente e estrutural, com as linguagens verbal e visual proporcionais em sentidos que desdobram afetos

D) íntima e diversa, com as linguagens verbal e visual complementares em significados que acontecem integradamente


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 14

Vamos para o Anterior: Exercício 12

Tente Este: Exercício 1

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Comunicação social






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+