Procura

FísicaÓtica


EXERCÍCIOS - Exercício 6

  • (IADES 2016)

Espelhos esféricos têm aplicações das mais diversas, desde a colimação da luz celeste nos telescópios refletores até a formação de imagens de objetos posicionados no chamado ponto cego do espelho retrovisor externo de alguns veículos. A nitidez das imagens, entretanto, depende de duas restrições geométricas observadas pelo cientista Johann Gauss. Com relação à reflexão da luz em espelhos esféricos, Gauss observou que a imagem


A) de objetos próximos aos espelhos esféricos é muito mais nítida, o que o levou a postular que a nitidez depende da relação entre o tamanho do espelho esférico e o tamanho do objeto.

B) em espelhos esféricos é sempre real, desde que o objeto seja colocado no eixo principal do espelho, o que o levou a postular que a nitidez depende da posição vertical do espelho em relação ao objeto.

C) em espelhos esféricos é sempre virtual, desde que o objeto seja menor que a distância focal do espelho, o que o levou a postular que a nitidez depende do tamanho relativo entre objeto e espelho.

D) em espelhos esféricos é sempre maior que o objeto, desde que o índice de refração do espelho seja maior que o do meio onde a luz se propaga, o que o levou a postular que a reflexão em um espelho esférico depende da diferença entre os índices de refração do meio incidente e do espelho.

E) de objetos distantes dos espelhos esféricos é muito mais nítida, o que o levou a postular que a nitidez depende da inclinação dos raios de luz em relação ao eixo principal do espelho.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 7

Vamos para o Anterior: Exercício 5

Tente Este: Exercício 11

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.41ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.64ms))((ts_substr_c=0.47ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 4ms))