PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (29)
- (Instituto Consulplan 2022)
Afirma Vilem Flusser , filósofo checo-brasileiro, a respeito da língua:
“O instrumento mais perfeito que herdamos de nossos pais e em cujo aperfeiçoamento colaboraram incontáveis gerações desde a origem da humanidade, ou talvez, até além dessa origem. Ela encerra em si toda a sabedoria da raça humana. Ela nos liga aos nossos próximos e, através das idades, aos nossos antepassados. Ela é, a um tempo, a mais antiga e a mais recente obra de arte, obra de arte majestosamente bela, porém sempre imperfeita. E cada um de nós pode trabalhar essa obra, contribuindo, embora modestamente, para aperfeiçoar-lhe a beleza. No íntimo sentimos que somos possuídos por ela, que não somos nós que a formulamos, mas que é ela que nos formula. Somos como que pequenos portões, pelos quais ela passa para depois continuar em seu avanço rumo ao desconhecido.”
(Língua e Realidade. São Paulo: Herder, 1963.)
Após a leitura do trecho anterior, pode-se afirmar que:
A) Flusser utiliza linguagem exclusivamente denotativa para apresentar suas ideias sobre “o ato de ler” assim como Paulo Freire o faz em seu texto.
B) Apresenta informações que vão de encontro às ideias e informações apresentadas no texto “O ato de ler”, embora os dois abordem assunto relacionado à Linguística.
C) Estabelece uma relação de proximidade com as ideias trazidas ao texto “O ato de ler” acerca da leitura, além de introduzir uma abordagem acerca da linguagem sob uma perspectiva da Linguística.
D) A referência à herança dos pais citada no trecho em análise pode também ser identificada no texto de Freire quando o autor diz “[...] desde as experiências mais remotas de minha infância, de minha adolescência, de minha mocidade, [...]” demonstrando, nos dois casos, uma referência ao conhecimento da Linguística.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 154
Vamos para o Anterior: Exercício 152
Tente Este: Exercício 87
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português