Procura

PortuguêsIntertextualidade


EXERCÍCIOS - Exercício 7

  • (IDECAN 2016)

Texto I para responder à questão.
Caça aos racistas

Alunos da Universidade Princeton querem tirar o nome de Woodrow Wilson de uma das mais importantes faculdades da instituição, a Woodrow Wilson School of Public and International Affairs . O motivo, é claro, é o racismo.

Thomas Woodrow Wilson (1856‐1924) ocupou a Presidência dos EUA por dois mandatos (1913‐1921). Era membro do Partido Democrata, levou o Nobel da Paz em 1919 e foi reitor da própria universidade. Mas Wilson era inapelavelmente racista. Achava que negros não deveriam ser considerados cidadãos plenos e tinha simpatias pela Ku Klux Klan . Merece ter seu nome cassado?

A resposta é, obviamente, “tanto faz". Um nome é só um nome e, para quem já morreu, homenagens não costumam mesmo fazer muita diferença. De resto, discussões sobre racismo são bem‐vindas. Receio, porém, que a demanda dos alunos caminhe perigosamente perto do anacronismo. Sim, Wilson era racista, mas não podemos esquecer que a época também o era. O 28º presidente dos EUA não está sozinho.

“Não sou nem nunca fui favorável a promover a igualdade social e política das raças branca e negra... há uma diferença física entre as raças que, acredito, sempre as impedirá de viver juntas como iguais em termos sociais e políticos. E eu, como qualquer outro homem, sou a favor de que os brancos mantenham a posição de superioridade." Essa frase, que soa particularmente odiosa a nossos ouvidos modernos, é de Abraham Lincoln , que, não obstante, continua sendo considerado um campeão dos direitos civis.

O problema são os americanos; eles são atavicamente racistas, dirá o observador antiimperialista. Talvez não. “O negro é indolente e sonhador, e gasta seu dinheiro com frivolidades e bebida". Essa pérola é de Che Guevara . Alguns dizem que, depois, mudou de opinião. Quem não for prisioneiro de seu próprio tempo que atire a primeira pedra.

(SCHWARTSMAN, Hélio. Folha de S. Paulo, 13 de dezembro de 2015.)

Em relação às ideias e informações expressas nos parágrafos do texto, considere as seguintes afirmativas:

(     )A intertextualidade pode ser observada como um dos recursos linguísticos utilizados pelo autor.
(     )Após breve enumeração, o autor apresenta características que se opõem às atribuições anteriores.
(     )O autor utiliza uma citação como recurso de sua argumentação para compor a maior parte do parágrafo.

(     )O autor do texto apresenta uma informação que pode ser considerada o fato motivador para a construção do texto.
(     )Um novo posicionamento é introduzido e apresentado mediante argumentos consistentes que se seguem no texto.
A sequência, de acordo com a ordem do conteúdo dos parágrafos, está correta em:




A) 5, 2, 4, 1, 3.

B) 2, 1, 3, 4, 5.

C) 3, 4, 1, 2, 5.

D) 1, 3, 2, 5, 4.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 8

Vamos para o Anterior: Exercício 6

Tente Este: Exercício 91

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=88.82ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.57ms))((ts_substr_c=4.48ms))((ts_substr_im=1.14ms))
((total= 95ms))