PortuguêsCoesão e coerência (8)
- (FCC 2022)
Escritos de Einstein
O grande físico Albert Einstein não se limitou estritamente a pensar sua ciência: dedicou-se também, nos últimos vinte anos de sua vida, a registrar suas reflexões e opiniões sobre os mais variados assuntos. Ler esses seus artigos é usufruir da oportunidade singular de ver com que clareza ele aborda questões profundas como o significado da ciência, as ideias fundamentais da relatividade, as ligações entre ciência, religião e ética, a paz mundial, os riscos de destruição da humanidade e os direitos das minorias perseguidas.
De suas convicções e crenças ressaltam preocupações com a decadência moral, com a defesa e a preservação da liberdade humana e com os compromissos éticos dos cientistas. O autor não se furta a abordar o tema polêmico das relações entre ciência e religião, para, demarcando os respectivos domínios de ação, registrar a dimensão religiosa de sua visão de mundo − que não incorporava a ideia de um Deus pessoal, construído à nossa imagem e semelhança.
Os métodos educacionais repressivos e impositivos vão merecer de Einstein críticas acerbas: o autor defende uma educação fundada na liberdade, no estímulo à criatividade e à responsabilidade coletiva dos jovens. Ressalta sempre que sua condição de cientista ou de celebridade não lhe confere, nas questões de que trata, direitos distintos nem competência particular acima de outros homens e mulheres.
Frequentemente criticado, de um lado, pelos conservadores − acusado de defensor do comunismo − e de outro pela esquerda dogmática, que o vê como ingênuo e incapaz de entender as imposições da luta de classes, Einstein faz sua profissão de fé por um socialismo fundado na liberdade e não deixa de criticar o consumismo nem de atacar com vigor o cerceamento à liberdade nos regimes totalitários .
(Adaptado da “orelha” (sem indicação autoral) de EINSTEN, Albert. Escritos da maturidade . Trad, Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994)
Os métodos educacionais repressivos e impositivos vão merecer de Einstein críticas acerbas.
Uma nova redação da frase, na qual se preservam a correção e o seu sentido básico, poderá assim se constituir: Críticas acerbas
A) merecerão os métodos educacionais repreendedores e impostores da parte de Einstein.
B) aos métodos de educação repressora e proibitiva se constituirão como o alvo de Einstein.
C) de Einstein contemplarão meritoriamente os métodos educacionais frios e totalitários.
D) contra a repressão dos sistemas educacionais fixos se suprimirão nas posições de Einstein.
E) de Einstein irão de encontro aos métodos educacionais inflexíveis e repressores.
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